Finalmente, o dia chegou. Após inúmeros boatos, chegou a hora de se despedir do Orkut. O fim de uma das redes sociais pioneiras, foi anunciado pelo Google e ele será oficialmente encerrado no dia 30 de setembro de 2014.

O Fim do Orkut

Em post no blog oficial do Orkut, o Google destacou os 10 anos de vida da rede social e a importância que ela teve para a entrada do Google no mundo social.

O Google alegou que o crescimento de YouTube, Blooger e Google+, ultrapassou o do Orkut e se tornou o principal motivo para o fim da já nostálgica rede social. Além disso, destacou que irão concentrar os recursos nas  plataformas sociais citadas para melhorar seu desempenho aos usuários.

Mesmo com o encerramento das atividades do Orkut, os usuários ainda terão acesso garantido para poderem exportar as informações, mensagens e fotos de seus perfis. Além disso, será criado um arquivo com todas as geniais comunidades públicas, que ficará disponível online a partir do dia 30 de setembro.

O Orkut

O Orkut foi criado no dia 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, e tinha como principal objetivo ajudar a criar e manter relacionamentos entre seus membros.

Em agosto de 2008, o Google Brasil passou a ter controle mundial do Orkut devido ao grande número de usuários brasileiros e a ampliação dos assuntos legais envolvendo a rede social.

No ano seguinte,  no dia 29 de Outubro de 2009, era lançado o Novo Orkut, reformulação da rede social que trouxe como novidades: feed de notícias, agrupamento de recados e sugestões de amizades.

E agora em 2014, após diversas alterações, inovações e alcance de números gigantescos, como o de se tornar a maior rede social do Brasil, o Orkut chega ao seu fim. Obrigado, Orkut. Foi muito bom, enquanto durou.

Confira também…

O fim do Google Analytics Universal e como se preparar para o novo GA4

Clique aqui e saiba mais sobre o passo a passo da migração do Google Analytics Universal para o GA4.