Portal BRF
Nova versão do portal B2B da BRF foi totalmente repaginada em projeto exclusivo de UX/UI para a marca
Presente em 140 países e contando com marcas como Sadia, Perdigão e Qualy no portfólio, a BRF é, atualmente, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.
Com mais de 85 anos de história, a marca, que busca sempre acompanhar as tendências e inovações do mercado, procurou a WEBJUMP para auxiliá-la na nova versão do seu Portal B2B. Além da necessidade de repaginação do UI, a WEBJUMP também ficou encarregada de aplicar estudos de UX para propor o novo nome do site e criar funcionalidades com o objetivo de fidelizar os clientes da BRF no âmbito tecnológico.
Com o grande desafio de fazer com o que o portal BRF fosse um apoio ao vendedor e não um concorrente dele, o time comercial, o de projetos e o de design se uniram para pensar as soluções necessárias para o cliente.
Highlights
• Padronização da marca
• Identidade visual por meio de um Design System
• UX Research
• UI Design
• Definição de personas
• Mapeamento de Jornadas
• Customização da homepage por persona
Confira uma prévia do portal BRF
Principais funcionalidades do portal BRF
Padronização da marca
Por meio de pesquisas de UX, o time de design da WEBJUMP ajudou a definir o nome para o Portal de vendas B2B da BRF, o novo Central BRF. Houve a padronização do nome da companhia onde se estabeleceu que a Central BRF seria o principal meio digital transacional para a força de vendas da empresa.
Identidade visual por meio de um Design System
Para que em todo o âmbito online em que a marca está presente haja uma padronização visual da comunicação, a WEBJUMP documentou toda a “fundação” visual da companhia, por meio de uma componentização dos elementos como fonte, botão, cor, card de produtos etc. O objetivo é disponibilizar um guia de comunicação visual da marca para que qualquer outra frente da BRF tenha acesso e a utilize.
UX Research
Para desenvolver o projeto de repaginação do portal BRF, o time de design da WEBJUMP dividiu o processo em duas fases principais: UX Research e UI Design. Dentro da primeira fase, a de UX Research, o objetivo foi entender as dores dos vendedores e clientes. Começando pela própria BRF, a equipe entrevistou vendedores dos mais diversos canais para entender suas rotinas e, com isso em mãos, passou para o entendimento da dor do cliente final para, no fim, juntar tudo em uma solução que agregou grande valor para todo o ecossistema BRF.
UI Design
Já na segunda fase do projeto, a de UI design, que englobava os momentos de elaboração (das soluções) e de entrega (das elaborações), o time de design da WEBJUMP pode oferecer inúmeras funcionalidades exclusivas para a empresa com o intuito de melhorar a performance do time de vendas da BRF.
Definição de personas
Durante a fase de mapeamento das dores do cliente e usuários, o time de design da WEBJUMP pode também coletar informações essenciais para a definição da persona, isto é, o usuário ideal da plataforma BRF. Foi a partir da definição dessas personas que toda a fase de elaboração de soluções foi pensada.
Mapeamento de Jornadas
O trabalho de UX do time de design da WEBJUMP descobriu que o portal BRF contava com diversos atores (vendedor e cliente) e, portanto, várias jornadas diferentes. Ao mapear essas jornadas, descobriu-se que era possível facilitar o processo de navegação das pessoas dentro do site, propondo modificações entre uma jornada e outra, dependendo do objetivo e tipo de persona de cada usuário.
Customização da home page por persona
Para dar mais poder de decisão e aproximar a relação do cliente com a plataforma, o usuário tem a possibilidade de editar e customizar a quantidade e as categorias de sliders na home page do portal BRF.