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Portal BRF

Nova versão do portal B2B da BRF foi totalmente repaginada em projeto exclusivo de UX/UI para a marca

Presente em 140 países e contando com marcas como Sadia, Perdigão e Qualy no portfólio, a BRF é, atualmente, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Com mais de 85 anos de história, a marca, que busca sempre acompanhar as tendências e inovações do mercado, procurou a WEBJUMP para auxiliá-la na nova versão do seu Portal B2B. Além da necessidade de repaginação do UI, a WEBJUMP também ficou encarregada de aplicar estudos de UX para propor o novo nome do site e criar funcionalidades com o objetivo de fidelizar os clientes da BRF no âmbito tecnológico.

Com o grande desafio de fazer com o que o portal BRF fosse um apoio ao vendedor e não um concorrente dele, o time comercial, o de projetos e o de design se uniram para pensar as soluções necessárias para o cliente.

Highlights

Padronização da marca
Identidade visual por meio de um Design System
UX Research
UI Design
Definição de personas
Mapeamento de Jornadas
Customização da homepage por persona

Confira uma prévia do portal BRF

Case BRF Site

Principais funcionalidades do portal BRF

Case BRF Highlight 1
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Padronização da marca

Por meio de pesquisas de UX, o time de design da WEBJUMP ajudou a definir o nome para o Portal de vendas B2B da BRF, o novo Central BRF. Houve a padronização do nome da companhia onde se estabeleceu que a Central BRF seria o principal meio digital transacional para a força de vendas da empresa.

Identidade visual por meio de um Design System

Para que em todo o âmbito online em que a marca está presente haja uma padronização visual da comunicação, a WEBJUMP documentou toda a “fundação” visual da companhia, por meio de uma componentização dos elementos como fonte, botão, cor, card de produtos etc. O objetivo é disponibilizar um guia de comunicação visual da marca para que qualquer outra frente da BRF tenha acesso e a utilize.

Case BRF Highlight 2
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Case BRF Highlight 3
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UX Research

Para desenvolver o projeto de repaginação do portal BRF, o time de design da WEBJUMP dividiu o processo em duas fases principais: UX Research e UI Design. Dentro da primeira fase, a de UX Research, o objetivo foi entender as dores dos vendedores e clientes. Começando pela própria BRF, a equipe entrevistou vendedores dos mais diversos canais para entender suas rotinas e, com isso em mãos, passou para o entendimento da dor do cliente final para, no fim, juntar tudo em uma solução que agregou grande valor para todo o ecossistema BRF.

UI Design

Já na segunda fase do projeto, a de UI design, que englobava os momentos de elaboração (das soluções) e de entrega (das elaborações), o time de design da WEBJUMP pode oferecer inúmeras funcionalidades exclusivas para a empresa com o intuito de melhorar a performance do time de vendas da BRF.

Case BRF Highlight 4
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Case BRF Highlight 5
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Definição de personas

Durante a fase de mapeamento das dores do cliente e usuários, o time de design da WEBJUMP pode também coletar informações essenciais para a definição da persona, isto é, o usuário ideal da plataforma BRF. Foi a partir da definição dessas personas que toda a fase de elaboração de soluções foi pensada.

Mapeamento de Jornadas

O trabalho de UX do time de design da WEBJUMP descobriu que o portal BRF contava com diversos atores (vendedor e cliente) e, portanto, várias jornadas diferentes. Ao mapear essas jornadas, descobriu-se que era possível facilitar o processo de navegação das pessoas dentro do site, propondo modificações entre uma jornada e outra, dependendo do objetivo e tipo de persona de cada usuário.

Case BRF Highlight 6
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Case BRF Highlight 7
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Customização da home page por persona

Para dar mais poder de decisão e aproximar a relação do cliente com a plataforma, o usuário tem a possibilidade de editar e customizar a quantidade e as categorias de sliders na home page do portal BRF.

Conheça o portal BRF

Mockup e-commerce BRF